Rota Cervejeira BR ~ Enjoy Tchê! ~ parte1

Esse post é um trabalho colaborativo dos Blogueiros de Cerveja !
Eu fui o responsável pelo roteiro da SERRA GAÚCHA.
Enjoy tchê!

Turismo: os melhores lugares cervejeiros do Brasil

O desafio foi lançado pelo pessoal da Cervejaria Grimor, depois de ver essa matéria sobre os melhores lugares cervejeiros para visitar nos Estados Unidos: fazer uma matéria similar com as cidades brasileiras. Como não gosto de deixar barato os desafios que me fazem, aceitei prontamente.
Só tinha um pequeno problema: o Brasil é um país continental e não conheço todos os lugares que deveriam ser citados.
Por isso, pedi a ajuda de alguns colegas blogueiros de cerveja para enriquecer o post e dar uma visão mais localista e pessoal de sua respectiva cidade. Fiquei com o encargo de escrever sobre Porto Alegre e passei a bola das outras cidades pro resto da galera.
O resultado está aqui: O POST DEFINITIVO SOBRE TURISMO CERVEJEIRO NO BRASIL! Salve nos seus favoritos e já comece a planejar sua beer trip brazuca. Opções não faltam!

 Fabian Ponzi - Bebendobem

A capital gaúcha é o centro cervejeiro de um estado com muita tradição no assunto. Para o turista, Porto Alegre é um prato cheio para quem quer conhecer bons bares e cervejarias.
A cidade conta com uma grande oferta de bares que oferecem inúmeras opções de cervejas de qualidade. O mais conhecido deles é o Biermarkt, casa que em 3 anos de existência, levou 3 prêmios da revista Veja – um de Melhor Chopp e dois de Melhor Carta de Cervejas. Em abril, devido ao sucesso da matriz sempre lotada, os sócios abriram uma filial, o Vom Fass, com suas 24 torneiras de chopp funcionando no sistema Direct Extract System, onde o líquido não passa por uma serpentina, saíndo direto do barril que descansa na impressionante câmara fria, uma das atrações da casa.
Biermarkt Vom Fass
A coisa não para por aí. Entranhado no bairro boêmio da Cidade Baixa, A Toca é o bar da Cervejaria Coruja, com as cervejas da marca servidas diretamente do barril, contando com uma ou outra cerveja convidada. Também no mesmo bairro está o Apolinário, bar que conta com uma belíssima carta de cervejas e uma cozinha de primeira.
Mas não dá pra falar em bares portoalegrenses sem mencionar o Bierkeller. Uma lenda no meio cervejeiro, o bar do Vitório é um santuário para os amantes da cultura cervejeira. O bar não tem garçons – cada um se serve e paga o que consome, sem sacanear – e a decoração lembra aqueles bolichos antigos, com zilhões de souvenirs dignos das melhores coleções. No entanto, O Bierkeller é um bar fechado. Ou seja, você só conseguirá entrar acompanhado de algum frequentador conhecido.
Bierkeller
Bierkeller (foto: Female Carioca)
Para quem curte conhecer uma cervejaria, recomendamos uma visita à Seasons. A empresa não tem nenhum horário de visitas pré-estabelecido, mas vale entrar em contato para marcar uma visita. Você vai ser bem recebido pela simpatia em forma de gente chamada Leonardo Sewald e, certamente, vai poder beber uma Green Cow ao pé da vaca. Imperdível!

Pertinho de Porto Alegre (46km de distância), em Pareci Novo, está a fábrica da Abadessa. A cervejaria mais alemã do Brasil recebe visitantes aos sábados, das 10h30 ao meio dia, conforme agendamento no site. A visita é guiada pelo mestre-cervejeiro Herbert Schumacher, um especialista em cervejas e na cultura germânica. Se estiver por aqui num fim de semana, não deixe de visitar.
A cidade ainda tem várias outras opções. Se vier com mais tempo, veja o nosso mapa e incremente o seu roteiro cervejeiro!






Luciano Castro - O Mestre Cervejeiro

A serra gaúcha é uma referência turística por sua gastronomia italiana e alemã. O Vale dos Vinhedos é o lugar de novos investimentos voltado ao turismo gastronômico. Apesar de o vinho ser o grande eleito como a bebida que absorve o maior número de investimentos, nós podemos observar que Gramado e Canela estão aprendendo que a bebida alcoólica mais consumida no mundo pode ser relacionada com a gastronomia e oferece uma grande oportunidade para atrair os turistas. Agora, quando você planejar uma viagem para a Serra, a cerveja boa está garantida. Vamos relacionar alguns destaques para beber melhor e aprender um pouco mais sobre a bebida que também chegou aqui através da colonização alemã.

Cervejaria farol
A Cervejaria Farol foi inaugurada em maio de 2003 em Canela. Desde que conheci a Farol, sabia que aquele potencial era subutilizado. A cervejaria passou por diversas mudanças até chegar às mãos do cervejeiro Mateus da Silva, que ajustou a produção e vem oferecendo uma ótima pedida cervejeira. Além das ótimas opções de cerveja on tap como Pilsen, Pale Ale, Weiss e ESB, também oferece pratos excelentes. A salsicha bock servida com pão de malte e mostarda vai muito bem para acompanhar as cervejas da casa. A Farol também é um local turístico da cidade. Subir a escada de 137 degraus da torre do farol com 30 metros de altura ajuda a continuar a corrida gastronômica. Chegando lá em cima a vista é sensacional. No salão, o visitante pode ver os tanques fermentadores e a cervejaria está aberta para as pessoas acompanharem a produção de cerveja realizada no local.

Boteco do Bill
O Boteco do Bill foi inaugurado esse ano com uma proposta diferenciada de cerveja boa e entretenimento. Os proprietários proporcionam uma variada carta de shows, cervejas e uma ótima cozinha. O cardápio de cervejas foi elaborado por mim e são feitas diversas sugestões de harmonização com os pratos criados pela chef Carol Heckmann. Uma de minhas sugestões é o sanduba de filé (gorgonzola, alface, rúcula e mostarda) acompanhado pelas cervejas Colorado Indica, Seasons Green Cow ou Eisenbahn 5. O happy hour sempre oferece rodada dupla de chope e você pode também jogar uma sinuca curtindo uma cerveja especial. O Boteco fica na estrada Gramado/Canela e diariamente tem uma seleção de shows bem ecléticos como Sarau Roda de Samba, Pop Rock anos 80 e 90 entre outros.

A Rasen Bier foi inaugurada em 2008 e desde lá a cervejeira responsável é a Kátia Jorge, que ficou conhecida por seu trabalho em grandes cervejarias. A Rasen – palavra que significa Gramado em alemão – oferece uma visitação à fábrica e ao lado dos tanques foi inaugurado um espaço de degustação que ficou muito legal. Eu destaco as cervejas Dunkel e Amber, mas se você tiver sorte, encontrará a Bagual, uma Brown Ale produzida sazonalmente. Lá também tem alguns artigos que o cervejeiro também gosta que são kits de copos e cervejas.

O Pub Santa Brígida já está em seu segundo ano de funcionamento e oferece uma carta de cervejas extensa com rótulos bastante especiais. Os chopes artesanais também são o ponto forte da casa. Tendo como inspiração um autêntico irish pub, o Santa se destaca por esse ambiente cervejeiro que é prontamente reconhecido e que nos faz sentir em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário