O nosso ideal

Queremos desenvolver a cultura cervejeira. Desfrutar de boas e artesanais cervejas. Incentivando que as façam!



Avaliações de cervejas 4/6 -Baden Baden Chocolate Beer


Seguindo com as degustações. As outras vocês podem ver aqui 1 2 3.

Essa cerveja eu ganhei da Brasil Kirin que me enviou a garrafa e mais um copo muito bonito. Legal para colecionadores.Uma pena que o copo de cerâmica quebrou na viagem.
Como agradecer a gentileza? Obrigado.
Na foto tá só equilibrado no pé.
Vamos ao copo.
Garrafa 600ml. Estilo: Specialty Beer. Álcool 6% ABV.
Nunca capricho nas fotos. Eu tento.
Aos olhos: Ótima formação de espuma. Espuma consistente e persistente no copo. Ela baixa rapidamente, mas se mantém. Cor preta com algumas rajadas avermelhadas. Opaca. Aos poucos foi parecendo mais marrom escuro.

Ao nariz: Aroma de cacau. Chocolate solúvel.

À boca: O primeiro nível da cerveja é o cacau. Sem fugir disto. Um leve salgado e notas tostadas de malte. A impressão é estar comendo um chocolate ao leite, mas sem o dulçor. Corpo leve. Média/Alta carbonatação. Final metálico e seco. O álcool, apesar de alto, não é percebido.

Algumas opiniões e sensações:
Precisava uma melhor estrutura de maltes para o sabor de chocolate. Na garrafa consta aroma de baunilha, não percebi. Talvez confunda muito com o aroma de chocolate solúvel. A garrafa de 600ml é muito para beber sozinho. Eu apostaria em uma modificação com mais características dos maltes buscando um perfil parecido e sem adição de essências . O chocolate inserido parece que abri uma caixa de chocolate em pó Dois Frades e coloquei na cerveja. Parece-me que a intenção de fazer uma cerveja chocolate sem o dulçor residual e corpo leve prejudicou o contexto. Sem querer ser enjoativa acabou ficando. Uma boa experiência de 300ml. A próxima somente com alguma harmonização. Com um Creme Brulee na sobremesa pode ficar interessante. Com um Cheesecake de frutas vermelhas também. Se quiser arriscar pode harmonizar com carnes fortes com castanhas, mas não tenho certeza do sucesso.
Se eu precisasse falar sobre a cerveja na frente do idealizador o meu gosto pessoal me deixaria constrangido. Eu teria a saída de dizer que eu gosto de outras da Baden Baden e da Brasil Kirin. :)
.


Um comentário: