O nosso ideal

Queremos desenvolver a cultura cervejeira. Desfrutar de boas e artesanais cervejas. Incentivando que as façam!



Tipos psicológicos e suas cervejas I


Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço que criou a psicologia analítica. Com divergências de Freud sobre o inconsciente trilhou um caminho que teve encontros e desencontros com o pai da psicanálise. (*Tá e daí?)

 Esses dois homens de alta capacidade intelectual tiveram um encontro que durou mais de doze horas de conversa. Diz a lenda que Freud não entendeu nada do que aquele jovem tinha falado. Imaginem se tivesse uma cervejinha com esses dois. Se entenderiam muito melhor e talvez ficassem 24 horas conversando. Sabe-se que Freud era adepto do chá e convenhamos não é a mesma coisa uma conversa com chá e outra com cerveja.  Freud que não se separava do charuto poderia ter servido em sua casa, em Viena, uma Eggenberg das boas e tudo teria sido melhor. Depois de uma amizade de 7 anos Freud e Jung divergiram e Jung em seus estudos buscou uma trajetória diversa para a sua psicologia Junguiana. (*E....?)

Utilizando uma visão dos tipos psicológicos formulados por Jung foi feita uma lista de 16 cervejas que seriam indicadas por complementaridade ou afinidade para esses típicos bebedores de cerveja e suas características inconfundíveis de Introversão e Extroversão, aliadas as funções de Sensação, Intuição, Pensamento e Sentimento. Essas conclusões são totalmente subjetivas e fique a vontade de livre associação para as sugestões. (*??)
 
"A cerveja é um produto multifacetado e pode ser apreciado por pessoas de todos os temperamentos e estilos de vida." Dr. Wolfgang Stempfl

Primeira parte  OS EXTROVERTIDOS - 8 tipos

1 Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar intuição, função menos preferida pensamento
Palavra-chave: Liderança

Esse é o amigão! O líder! Na mesa de bar sempre consegue ver uma coisa boa no chato que está querendo estragar a noite. Agregador e bom debatedor. Mas é passional em certo sentido que pode atrapalhar em ver reais situações e enfrentar problemas. Pode concordar contra a sua vontade só para manter o grupo unido. Todo mundo quer compartilhar com ele a mesa para beber uma cerveja.


Sua cerveja? Erdinger Weissbier
Cerveja de trigo. È uma cerveja que dificilmente desagrada. Cerveja refrescante. Uma boa opção para quem quer experimentar uma cerveja especial. Uma das mais vendidas da cervejaria. Álcool 5,3% ABV






2 Extrovertido, função principal intuição, função auxiliar sentimento, função menos preferida sensação
Palavra-chave: Influência
.
Entusiasmado! Rápido em soluções. Inventivo.  Esse é envolvente e corre numa linha tênue entre atraente para um papo e o chato da mesa. Precisam ter o real julgamento de seus desafios e ideias geniais. Bastante intuitivo vê de longe a intenção alheia. Precisa sempre de um esteio para segurar seu ímpeto.

Sua cerveja? Delirium Tremens
Uma Belgian Strong Ale. O visual da garrafa é convidativo, mas com cuidado. Alto teor alcoólico sendo advertido pelo elefante rosa que está presente em seu rótulo e pelo seu nome. Se for degustada com parcimônia oferece uma agradável experiência. Álcool 8,5% ABV







3 Extrovertido, função principal pensamento, função auxiliar intuição, função menos preferida sentimento
Palavra-chave: Comando

Determinado! Lógico e racional. Na mesa de bar tem que cuidar para não ser o dono da verdade e não ouvir a opinião das pessoas respeitosamente. Sobre tudo possuem um teoria bem definida sobre como a vida funciona em todos os aspectos.
Extremamente eficiente. Adivinha quem faz a divisão da conta no final? Poderia desatar o nó da gravata na mesa do bar, mas é contra suas regras. Podemos sugerir que relaxe com uma cervejinha.

Sua cerveja? HB HofBräu Original
Uma cerveja com personalidade e uma das mais vendidas na Alemanha. Produzida de acordo com rígida lei de pureza de 1516. Uma típica lager alemã.










4 Extrovertido, função principal intuição, função auxiliar pensamento, função menos preferida sensação
Palavra-chave: Destreza

Imaginativo! Habilidoso. Bom de papo na mesa de bar. Sempre aberto as novas possibilidades. È aquele que fecha todos os bares com quem tiver a fim de “viajar” em qualquer assunto instigante. Novo desafio é com ele. Pode se perder em projetos mirabolantes mas também tem a capacidade de julgamentos lógicos se for possível desenvolver um foco maior de sua energia.

Sua cerveja? Colorado Demoiselle
Uma cerveja escura. Porter que leva café em sua formulação. Demoisselle é uma homenagem a Santos Dummont e seu avião. O café utilizado é da região da Alta Mogiana. Exige do cervejeiro alta capacidade para chegar ao excelente resultado. Uma das melhores cervejas brasileiras.







5 Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar sensação, função menos preferida pensamento
Palavra-chave: Harmonia

Comunicativo! Pode conversar por horas com qualquer pessoa. Mesmo que esteja achando um saco o papo, segue para ajudar aquele que precisa falar a noite inteira.  Não suporta críticas e é muito colaborativo e solidário. Às vezes não são muito objetivos e julgam muito rápido sem consistência em alguma situação. Precisa estar sempre em harmonia ao seu redor, mas freqüentemente com sua franqueza desestabiliza o ambiente com conseqüências desastrosas.

Sua cerveja? 8.6 Original
Uma cerveja  Belgian Pale Strong Ale de origem holandesa. Cerveja intrigante que podemos degustar por longo tempo para descobrir seus aromas e sabores. Se não tiver respeito pelo seu teor alcoólico pode ficar “desestabilizado” .
7.9%ABV






6 Extrovertido, função principal sensação, função auxiliar sentimento, função menos preferida intuição
Palavra-chave: Animação do Ambiente

Esportivo! Agradável e amistoso. Com intensa atividade social pode encontrá-lo de segunda a segunda na mesa do bar pronto para animar o momento. Gosta de conforto e viagens. São facilmente adaptáveis em diferentes públicos que giram em sua mesa. Muito motivado e otimista torna-se uma boa companhia.

Sua cerveja? Estrella Damm Inedit
Essa cerveja é festiva. Uma witbier que mescla maltes de cevada e trigo com uma formulação direta para a alta gastronomia. Coentro, casca de laranja e alcaçuz oferecem a refrescância. Sua garrafa é muito bonita e convida a tomar em copos de champagne ou vinho. Álcool 4,8%ABV







7 Extrovertido, função principal pensamento, função auxiliar sensação, função menos preferidasentimento
  Palavra-chave: Responsabilidade

Penso logo existo! Metódico e rápido na aplicação de seus conceitos. Lógica e ação imediata o levam a ser simplista demais. Responsável e organizado pode não ver os sentimentos que rondam a interação social. Invariavelmente é aquele que não entende as piadas no bar. Por outro lado coloca o pessoal na realidade quando a conversa tende a mudar o mundo. Sua meta deve ser abrir sua mente para novas possibilidades.

Sua cerveja? Guinness Draught
Cerveja irlandesa que possui adoradores no mundo todo. A cervejaria organizou um guia para divertir os freqüentadores de pub e virou um novo negócio. A cerveja de estilo stout mais consumida no mundo. Com conceitos inovadores como a cápsula de nitrogênio na lata para formar o creme. Para que mudar em time que está ganhando desde 1759?







8 Extrovertido, função principal sensação, função auxiliar pensamento, função menos preferida intuição
Palavra-chave: Empreendimentos

Bem humorado! Sua ação é para amanhã. Seu planejamento é de curto prazo. Sempre com os amigos é agradável e não gosta de longos papos sobre um mesmo assunto. Falar sobre a rodada do futebol é sua preferência. Bastante tolerante e aberto a novas experiências consegue com sua energia ser bem sucedido em ideias práticas de empreendimentos. Cuida de seus valores pessoais, mas não é o que mais lhe importa.

Sua cerveja? Eisenbahn  5
Cerveja Amber Lager comemorativa dos 5 anos da Eisenbahn. Utiliza o método dry hopping para uma maior adição de lúpulo na maturação.  Sua inspiração veio da cerveja Brooklyn Lager. Excelente para o churrasco ou hambúrguer.





Continua em breve com os 8 INTROVERTIDOS. (*!)


2 comentários: